Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO

Apelação Cível Nº 5026316-33.2022.4.02.5001/ES

RELATORA: Desembargadora Federal ANDREA CUNHA ESMERALDO

RELATÓRIO

Trata-se de apelação interposta por E S NUNES COMERCIAL LTDA em face da sentença (evento 29, SENT1), que, em sede de mandado de segurança impetrado contra ato atribuído ao Delegado da Receita Federal do Brasil em Vitória/ES, julgou extinto o processo sem resolução do mérito, por ilegitimidade ativa da impetrante, e denegou a segurança que objetivava o reconhecimento do pretenso direito à readequação da metodologia de cálculo do PIS e da COFINS, com a exclusão dos valores de PIS e COFINS monofásicos recolhidos pelos fabricantes e repassados no preço dos produtos da base de cálculo das referidas contribuições devidas pela empresa. A impetrante postulou ainda a compensação dos tributos recolhidos a maior no período não alcançado pela prescrição quinquenal.

A sentença impugnada firmou o posicionamento no sentido de que, não figurando a empresa como contribuinte de direito na relação jurídico-tributária, careceria de legitimidade para discutir a base de cálculo das exações questionadas, bem como pleitear a restituição/compensação de tributos sujeitos ao regime monofásico.

Em suas razões recursais (evento 46, APELACAO1), a impetrante sustentou, em síntese, a inconstitucionalidade da inclusão do PIS e da COFINS, pagos pelo primeiro membro da cadeia produtiva segundo o regime tributário monofásico, e indevidamente repassados no preço do produto que constitui a base de cálculo do PIS e da COFINS por ela recolhidos, sob pena de violação ao princípio da não cumulatividade. 

Contrarrazões de apelação (evento 49, CONTRAZAP1).

O Ministério Público Federal opinou pelo conhecimento e desprovimento do recurso (evento 3, PARECER1).

É o relatório. Peço dia para julgamento.

VOTO

Inicialmente, conheço da apelação, uma vez preenchidos os pressupostos e requisitos de admissibilidade. 

DA ILEGITIMIDADE ATIVA DA IMPETRANTE

A controvérsia inicial cinge-se à verificação da legitimidade ativa da apelante, empresa dedicada ao comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos de higiene pessoal, alimentos e cosméticos, para pleitear a exclusão do PIS e da COFINS monofásicos da sua própria base de cálculo dessas contribuições.

A sentença (evento 29, SENT1), em consonância com o parecer do Ministério Público Federal (evento 3, PARECER1), extinguiu o processo sem resolução do mérito, com fulcro no art. 485, VI, do CPC, por reconhecer a ilegitimidade ativa da impetrante.

Tal entendimento não comporta reparos. Senão vejamos:

A tributação do PIS e da COFINS sobre produtos de higiene pessoal, cosméticos e alimentos submetidos ao regime monofásico (ou concentrado) determina que o recolhimento das exações ocorra em uma única etapa da cadeia produtiva, concentrando-se na figura do fabricante ou importador, com a aplicação de alíquotas majoradas (art. 1º da Lei 10.147/2000). Como corolário lógico do sistema, as receitas de vendas auferidas pelos elos subsequentes da cadeia — atacadistas e varejistas — sujeitam-se à alíquota zero (art. 2º da Lei 10.147/2000).

Sendo a apelante comerciante varejista, não figura como sujeito passivo da obrigação tributária na sistemática monofásica, enquadrando-se, sob a ótica econômica, apenas como contribuinte de fato.

Com efeito, a legislação tributária define o contribuinte de direito como aquele que detém relação direta com o fato gerador, sendo o responsável pelo recolhimento do tributo perante o Fisco. No caso dos produtos submetidos ao regime monofásico, a lei atribui expressamente a responsabilidade pelo recolhimento aos produtores ou importadores. O fato de o ônus financeiro ser repassado ao preço do produto, atingindo o varejista (contribuinte de fato), não o transforma, automaticamente, em sujeito passivo da relação jurídico-tributária.

Nesse contexto, podemos concluir que a simples circunstância de suportar o ônus financeiro embutido no preço de aquisição das mercadorias não confere à impetrante o direito subjetivo de discutir a legalidade ou inconstitucionalidade da exação imposta à indústria ou ao importador.

Trilhando esse mesmo raciocínio, o Superior Tribunal de Justiça, no julgamento do REsp 903.394/AL, submetido ao rito dos recursos repetitivos (Tema 173 do STJ), pacificou o entendimento de que o contribuinte de fato (aquele que assume o encargo financeiro) não detém legitimidade ativa para pleitear a restituição de tributos recolhidos indevidamente pelo contribuinte de direito (quem realiza o fato gerador).

De igual modo, a jurisprudência do TRF-2ª Região e dos demais tribunais pátrios firmou-se no sentido de aplicar essa tese especificamente aos varejistas inseridos no regime monofásico, afastando a legitimidade destes para discutir a base de cálculo da exação recolhida na origem da cadeia produtiva.

Nesse sentido, destaco o seguinte precedente:

TRIBUTÁRIO. APELAÇÃO CÍVEL. MANDADO DE SEGURANÇA. PIS E COFINS. DECRETO Nº 9.101/2017. REGIME MONOFÁSICO. ILEGITIMIDADE ATIVA AD CAUSAM.

1. Apelação cível interposta pela impetrante em face da sentença que julgou extinto o processo, sem resolução do mérito, nos termos do art. 485, VI, do CPC, por ilegitimidade ativa ad causam.

2. A partir da entrada em vigor da Lei nº 9.990/2000, a atividade de produção e comercialização de combustíveis derivados do petróleo passou a se sujeitar ao regime monofásico de incidência do PIS/COFINS, concentrando-se a tributação na receita empresarial auferida pelas refinarias de petróleo, ao passo que os distribuidores e comerciantes varejistas de gasolina e suas correntes, óleo diesel e suas correntes, gás liquefeito de petróleo – GLP e gás natural ficaram sujeitos à alíquota zero, por força do disposto no art. 42 da MP nº 2.158-35/01.

3. A questão se encontra pacificada nesta Turma Especializada, tendo sido assentado que, por não participarem dessa relação tributária imposta pelo regime monofásico do PIS e da COFINS, que não se confunde com o instituto da substituição tributária, os demais agentes da cadeia produtiva (o caso da impetrante) não podem titularizar pretensão dela derivada, haja vista a inexistência de relação direta com o fato gerador (contribuinte) ou de legislação expressa que imponha o pagamento da obrigação (responsável), a teor do art. 121 do CTN.

4. Cabe destacar que o RE nº 596832/RJ (Tema 228) não trata da questão examinada neste feito, na medida em que o Supremo Tribunal Federal firmou a tese de que “é devida a restituição da diferença das contribuições para o Programa de Integração Social - PIS e para o Financiamento da Seguridade Social - COFINS recolhidas a mais, no regime de substituição tributária, se a base de cálculo efetiva das operações for inferior à presumida”, a qual somente tem aplicação durante a vigência do aludido regime, no período de 01/02/1999 a 01/07/2000.  

5. Apelação da impetrante conhecida e desprovida.

(Apelação Cível nº 5017941-73.2018.4.02.5101; TRF2; 3ª Turma Especializada; Relator Juiz Federal Convocado ADRIANO SALDANHA GOMES DE OLIVEIRA; Data do Julgamento: 18/2/2025)

Portanto, o consumidor final ou a empresa adquirente (contribuintes de fato) não possuem legitimidade ativa para contestar a cobrança ou pedir a restituição de PIS/COFINS pagos pelo fornecedor, até mesmo porque, como já explicitado, tratando-se de produtos sujeitos à incidência monofásica do PIS e da COFINS em etapa anterior da cadeia econômica, recolhidos pelos fabricantes, o comerciante varejista está sujeito à aplicação da alíquota zero.

DA INCLUSÃO DO PIS E DA COFINS MONOFÁSICOS NA BASE DE CÁLCULO DAS PRÓPRIAS CONTRIBUIÇÕES (MÉRITO)

Ainda que superada a preliminar de ilegitimidade ativa, em homenagem à primazia da resolução do mérito, a tese central da impetrante carece de amparo jurídico.

A apelante argumenta que os valores relativos ao PIS e à COFINS recolhidos na origem não constituem sua receita ou faturamento, pleiteando a aplicação analógica do entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal  no Tema 69 (exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS).

Conforme devidamente delineado nas contrarrazões da Fazenda Nacional (evento 49, CONTRAZAP1), é inviável a aplicação por analogia do Tema 69 do STF ao presente caso.

O fundamento do precedente vinculante baseou-se na natureza não cumulativa e no destaque do ICMS na nota fiscal, concluindo-se que o imposto estadual apenas transita pela contabilidade do contribuinte com destino aos cofres públicos, sem incorporar-se ao seu patrimônio.

No caso do PIS e da COFINS retidos no regime monofásico, o valor do tributo pago pelo fabricante/importador integra, indissociavelmente, o custo de aquisição da mercadoria para o comerciante varejista. Ao revender a mercadoria, o valor total auferido compõe a receita bruta (faturamento) da empresa varejista, base de cálculo das contribuições (art. 12 do Decreto-Lei 1.598/77), não havendo autorização legal ou constitucional para que parcelas relativas ao custo da mercadoria (ainda que originadas de tributação em etapa anterior) sejam deduzidas da receita bruta do vendedor.

Ademais, a Suprema Corte reconheceu repercussão geral especificamente sobre a tese de inclusão do PIS e da COFINS em suas próprias bases de cálculo (Tema 1067 - RE 1.233.096/RS), demonstrando que o Tema 69 não possui o alcance estendido pretendido pela recorrente.

Ante o exposto, voto no sentido de NEGAR PROVIMENTO À APELAÇÃO, nos termos da fundamentação supra.



Documento eletrônico assinado por ANDREA CUNHA ESMERALDO, Desembargadora Federal Relatora, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006 e Resolução TRF 2ª Região nº 17, de 26 de março de 2018. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc.trf2.jus.br, mediante o preenchimento do código verificador 20002834735v33 e do código CRC 7c88b449.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): ANDREA CUNHA ESMERALDO
Data e Hora: 24/05/2026, às 16:47:24

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 10/10/2026 11:12:41.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Documento:20002834736
Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO

Apelação Cível Nº 5026316-33.2022.4.02.5001/ES

RELATORA: Desembargadora Federal ANDREA CUNHA ESMERALDO

EMENTA

DIREITO TRIBUTÁRIO. APELAÇÃO CÍVEL. MANDADO DE SEGURANÇA. PIS E COFINS. REGIME MONOFÁSICO. COMERCIANTE VAREJISTA. ILEGITIMIDADE ATIVA. CONTRIBUINTE DE FATO. INCLUSÃO DOS TRIBUTOS NO PREÇO DA MERCADORIA. IMPOSSIBILIDADE DE EXCLUSÃO DA BASE DE CÁLCULO. INAPLICABILIDADE DO TEMA 69 DO STF. RECURSO DESPROVIDO.

I. CASO EM EXAME

1. Apelação cível interposta contra sentença que, em mandado de segurança impetrado contra ato de Delegado da Receita Federal, extinguiu o feito sem resolução do mérito por ilegitimidade ativa e denegou a segurança que visava à exclusão dos valores de PIS e COFINS monofásicos da base de cálculo das contribuições devidas pela impetrante, bem como à compensação de valores recolhidos a maior.

II. QUESTÃO EM DISCUSSÃO

2. Há duas questões em discussão: (i) definir se comerciante varejista, submetido ao regime monofásico de PIS/COFINS, possui legitimidade ativa para discutir a base de cálculo dessas contribuições e pleitear restituição/compensação; (ii) estabelecer se os valores de PIS e COFINS recolhidos na origem podem ser excluídos da base de cálculo das contribuições devidas pelo varejista.

III. RAZÕES DE DECIDIR

3. O regime monofásico concentra a tributação do PIS e da COFINS no fabricante ou importador, sujeitando os demais elos da cadeia à alíquota zero, nos termos dos arts. 1º e 2º da Lei 10.147/2000.

4. O comerciante varejista não figura como contribuinte de direito, mas apenas como contribuinte de fato, pois não possui relação direta com o fato gerador nem obrigação legal de recolhimento.

5. O simples repasse econômico do tributo no preço da mercadoria não confere legitimidade ativa para questionar a exação ou pleitear restituição.

6. O STJ, no Tema 173 (REsp 903.394/AL), firmou entendimento de que o contribuinte de fato não possui legitimidade para requerer restituição de tributo pago pelo contribuinte de direito.

7. A jurisprudência dos tribunais confirma a ilegitimidade de varejistas para discutir PIS/COFINS no regime monofásico, por ausência de vínculo jurídico-tributário.

8. Os valores de PIS e COFINS pagos na origem integram o custo de aquisição da mercadoria e compõem a receita bruta do varejista quando da revenda.

9. Não há previsão legal ou constitucional que autorize a exclusão desses valores da base de cálculo das contribuições devidas pelo comerciante.

10. O entendimento do STF no Tema 69 (exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS) não se aplica por analogia, pois se fundamenta na natureza jurídica distinta do ICMS, que não integra o faturamento do contribuinte.

11. A existência de repercussão geral específica sobre inclusão de PIS/COFINS em sua própria base (Tema 1067) evidencia a inaplicabilidade automática do Tema 69 ao caso.

IV. DISPOSITIVO E TESE

12. Recurso desprovido.

Tese de julgamento:

1. O comerciante varejista, no regime monofásico de PIS/COFINS, não possui legitimidade ativa para discutir a base de cálculo ou pleitear restituição das contribuições recolhidas pelo fabricante ou importador.

2. O contribuinte de fato não detém direito subjetivo de questionar tributo suportado economicamente, mas recolhido por terceiro.

3. Os valores de PIS e COFINS monofásicos integram o custo da mercadoria e não podem ser excluídos da base de cálculo das contribuições devidas pelo varejista.

4. O Tema 69 do STF não se aplica à exclusão de PIS/COFINS da própria base de cálculo em regime monofásico.


Dispositivos relevantes citados: Lei 10.147/2000, arts. 1º e 2º; CPC, art. 485, VI; CTN, art. 121; Decreto-Lei 1.598/77, art. 12.

Jurisprudência relevante citada: STJ, REsp 903.394/AL, Tema 173 (recursos repetitivos); STF, RE 574.706/PR (Tema 69); STF, RE 1.233.096/RS (Tema 1067); TRF2, AC nº 5017941-73.2018.4.02.5101, Rel. Juiz Federal Conv. Adriano Saldanha Gomes de Oliveira, j. 18.02.2025.

ACÓRDÃO

Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, a Egrégia 4ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região decidiu, por unanimidade, negar provimento à apelação, nos termos do relatório, votos e notas de julgamento que ficam fazendo parte integrante do presente julgado.

Rio de Janeiro, 01 de junho de 2026.



Documento eletrônico assinado por ANDREA CUNHA ESMERALDO, Desembargadora Federal Relatora, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006 e Resolução TRF 2ª Região nº 17, de 26 de março de 2018. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc.trf2.jus.br, mediante o preenchimento do código verificador 20002834736v7 e do código CRC 4751f476.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): ANDREA CUNHA ESMERALDO
Data e Hora: 01/07/2026, às 22:34:53

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 10/10/2026 11:12:41.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Extrato de Ata
Poder Judiciário
Tribunal Regional Federal da 2ª Região

EXTRATO DE ATA DA SESSÃO NOVA SESSÃO VIRTUAL DE 25/05/2026 A 01/06/2026

Apelação Cível Nº 5026316-33.2022.4.02.5001/ES

RELATORA: Desembargadora Federal ANDREA CUNHA ESMERALDO

PRESIDENTE: Desembargador Federal LUIZ ANTONIO SOARES

Certifico que este processo foi incluído na Pauta da Sessão Nova Sessão virtual, realizada no período de 25/05/2026, às 00:00, a 01/06/2026, às 18:00, na sequência 185, disponibilizada no DE de 14/05/2026.

Certifico que a 4ª TURMA ESPECIALIZADA, ao apreciar os autos do processo em epígrafe, proferiu a seguinte decisão:

A 4ª TURMA ESPECIALIZADA DECIDIU, POR UNANIMIDADE, NEGAR PROVIMENTO À APELAÇÃO.

RELATORA DO ACÓRDÃO: Desembargadora Federal ANDREA CUNHA ESMERALDO

Votante: Desembargadora Federal ANDREA CUNHA ESMERALDO

Votante: Desembargador Federal LUIZ ANTONIO SOARES

Votante: Desembargadora Federal CARMEN SILVIA LIMA DE ARRUDA

EDILTON LOPES SOARES

Secretário



Conferência de autenticidade emitida em 10/10/2026 11:12:41.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas