Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO

Apelação/Remessa Necessária Nº 5115279-42.2021.4.02.5101/RJ

RELATORA: Juíza Federal HELENA ELIAS PINTO

RELATÓRIO

Trata-se de apelação interposta pela União Federal contra a sentença proferida pelo Juízo da 3ª Vara Federal do Rio de Janeiro (evento 65, SENT1), que condenou a ré a restituir à autora os valores da contribuição por riscos ambientais do trabalho (RAT) recolhidos a maior no período de junho de 2020 a julho de 2021, acrescidos de juros pela taxa Selic e com teto limitado a R$ 49.663.147,42.

Em suas razões recursais (evento 77, APELACAO1), o apelante requereu o provimento do recurso para anular a sentença ou reformá-la integralmente para julgar improcedente a demanda.

Em seus argumentos, sustentou, em síntese, a nulidade da sentença por ausência de fundamentação, alegando que o magistrado não indicou as provas que sustentaram a conclusão de que a atividade preponderante dos estabelecimentos da autora não corresponderia a risco grave, violando o art. 93, inciso IX, da Constituição Federal e o art. 489, § 1º, do CPC.

No mérito, asseverou que a fiscalização realizou o correto enquadramento da empresa na atividade de televisão aberta (CNAE 6021-7/00), com alíquota de 3%, sustentando que atividades auxiliares e de produção de conteúdo, como as desenvolvidas no PROJAC e na edição de telejornais, devem ser integradas à atividade principal para fins de apuração do RAT, conforme o art. 22, II, da Lei nº 8.212/91 e o art. 202 do Decreto nº 3.048/99.

Afirmou, ainda, que o critério de simultaneidade da transmissão defendido pela autora não possui amparo nas notas explicativas da CONCLA/IBGE e que a classificação deve considerar o ambiente de produção e o caráter complementar das funções exercidas. Por fim, pleiteou a redução da verba honorária por apreciação equitativa com base no art. 85, § 8º, do CPC, invocando os princípios da proporcionalidade e razoabilidade diante do vultoso valor da causa, citando o Tema 1.076 do STJ e a repercussão geral no Tema 1.255 do STF.

Em suas contrarrazões (evento 89, CONTRAZAP1), a Globo Comunicação e Participações S/A requereu o desprovimento do recurso, aduzindo, preliminarmente, a inépcia da apelação por ausência de dialeticidade recursal, sustentando que a União não impugnou especificamente os fundamentos da sentença.

No mérito, alegou que o RAT deve ser apurado individualmente por estabelecimento (CNPJ) com base na atividade preponderante, conforme a Súmula 351 do STJ e o art. 72, § 1º, da IN RFB nº 971/09, asseverando que suas unidades de estúdio cinematográfico (CNAE 5911-1/01) e edição de jornais (CNAE 5812-3/00) possuem riscos distintos da radiodifusão televisiva. Argumentou que a metodologia de vincular a CBO à CNAE específica da função é a correta e encontra respaldo na Solução de Consulta COSIT nº 28/2020, defendendo, por fim, a manutenção dos honorários advocatícios em 5% sobre o valor da condenação, conforme o art. 85, § 3º, inciso III, do CPC.

O Ministério Público Federal afirmou ser desnecessária a sua intervenção no feito (evento 4, PROMOCAO1).

É o relatório. Peço dia para julgamento.

VOTO

A controvérsia reside na legalidade do enquadramento da contribuição ao Risco Ambiental do Trabalho (RAT) por estabelecimento da pessoa jurídica, bem como na definição da alíquota aplicável (1%, 2% ou 3%) com base na atividade preponderante de cada unidade dotada de CNPJ próprio.

Preliminarmente, rejeito a preliminar de não conhecimento da apelação por ausência de dialeticidade recursal, suscitada pela apelada. As razões recursais, embora reiterem argumentos já apresentados na contestação, impugnam especificamente o fundamento central da sentença, ao sustentar que não houve prova suficiente de que a atividade preponderante de determinados estabelecimentos da autora corresponderia a grau de risco inferior ao grave. Desse modo, foi suficientemente demonstrada a irresignação da União quanto ao mérito da classificação tributária, permitindo o regular exercício do contraditório.

Quanto à alegada nulidade da sentença, a tese da União, tal como deduzida — ausência de motivação (art. 93, IX, da Constituição Federal, e art. 489, § 1º, do CPC) —, não procede, pois a decisão expôs com clareza as razões de seu convencimento. O vício, contudo, existe e é de outra ordem, conduzindo a idêntica consequência anulatória: cuida-se de julgamento antecipado indevido (art. 355 do CPC). No ponto em que reconheceu a procedência, a causa não era exclusivamente de direito — dependia da definição da atividade concretamente preponderante em cada estabelecimento controvertido —, não comportando julgamento de mérito sem a prévia dilação probatória, como adiante se demonstra.

No mérito, a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça consolidou-se no sentido de que a alíquota da contribuição para o Seguro de Acidente do Trabalho (SAT/RAT) deve ser aferida com base no grau de risco da atividade preponderante de cada estabelecimento da empresa, individualizado pelo seu respectivo CNPJ. Este entendimento está cristalizado no enunciado da Súmula nº 351 do STJ, qual seja: "A alíquota de contribuição para o Seguro de Acidente do Trabalho (SAT) é aferida pelo grau de risco desenvolvido em cada empresa, individualizada pelo seu CNPJ, ou pelo grau de risco da atividade preponderante quando houver apenas um registro".

Como cediço, a legislação de regência (art. 22, II, da Lei nº 8.212/91, e art. 202, § 3º, do Decreto nº 3.048/99) define como atividade preponderante aquela que ocupa, em cada estabelecimento, o maior número de segurados empregados e trabalhadores avulsos. No mesmo sentido, o art. 72, § 1º, da IN RFB nº 971/09 e a Solução de Consulta COSIT nº 28/2020 — interpretação vinculante da própria Administração Tributária — esclarecem que o enquadramento não toma por base a atividade econômica da empresa, mas a atividade efetivamente desempenhada pelos segurados em cada estabelecimento, "independentemente do objeto social da pessoa jurídica ou das atividades descritas em sua inscrição no CNPJ". Fixa-se, assim, desde logo, a moldura jurídica que deverá orientar a instrução: (i) a apuração faz-se por estabelecimento dotado de CNPJ, segundo a atividade nele efetivamente preponderante; e (ii) não se sustenta a pretensão de atrair, por simples complementaridade, as atividades-meio e acessórias à atividade-fim de televisão aberta, critério não previsto em lei e incompatível com a aludida orientação vinculante. Assentada essa premissa de direito, o que remanesce controvertido — e reclama dilação probatória — é estritamente matéria de fato.

Essa premissa jurídica, contudo, não basta para reconhecer automaticamente o direito à repetição do indébito. O fato de a autora ter recolhido a contribuição ao RAT pela alíquota de 3% para todos os estabelecimentos indica a possibilidade de recolhimento a maior, mas não comprova, por si só, que houve pagamento indevido em relação a cada unidade.

Para que se reconheça o direito à restituição, é necessário demonstrar que, no período controvertido, a atividade preponderante de determinados estabelecimentos da autora correspondia efetivamente a grau de risco leve ou médio, e não grave. Essa demonstração integra o próprio mérito da pretensão repetitória, não podendo ser integralmente transferida para a fase de liquidação.

No caso concreto, há controvérsia técnica relevante sobre a classificação das atividades desempenhadas em diversos estabelecimentos da autora. A União sustenta que atividades de produção, edição de telejornais e atividades realizadas no PROJAC seriam complementares ou integradas à atividade de televisão aberta, enquadrável no CNAE 6021-7/00, com alíquota de 3%. A autora, por sua vez, defende a segmentação funcional das atividades, com enquadramento de determinadas unidades como estúdio cinematográfico, edição de jornais ou serviços administrativos, com alíquotas inferiores.

A solução dessa controvérsia demanda exame concreto das atividades efetivamente preponderantes em cada estabelecimento, da documentação fiscal e trabalhista apresentada, das informações constantes do eSocial, dos códigos CBO e CNAE utilizados, bem como, se necessário, de prova pericial técnica e contábil.

Não se trata apenas de apurar o quantum debeatur. A definição da atividade preponderante de cada estabelecimento e a identificação da alíquota efetivamente aplicável são pressupostos para afirmar se houve, ou não, pagamento maior que o devido. A liquidação pode apurar valores, mas não deve substituir a instrução necessária à formação do próprio juízo de procedência da pretensão.

Impõe-se, todavia, delimitar a extensão do vício, pois a controvérsia não alcança a totalidade dos estabelecimentos. Conforme demonstrado nas contrarrazões e não infirmado pela União, a autora apontou diversas atividades preponderantes tributáveis a 1% ou 2% — entre outras, agências de publicidade, pesquisa e desenvolvimento, consultoria em gestão empresarial e serviços administrativos — que não foram objeto de impugnação específica pela Fazenda Nacional, a qual concentrou seu inconformismo unicamente no enquadramento das atividades de produção de conteúdo audiovisual (televisão aberta, de um lado; estúdio cinematográfico, edição de jornais e atividade de ator, de outro). Quanto às unidades cuja atividade preponderante não foi impugnada, o recolhimento a maior é incontroverso, de modo que, em relação a elas, a procedência pode ser desde já mantida, remetendo-se à liquidação tão somente a apuração dos respectivos valores. A necessidade de instrução probatória — e o vício do julgamento antecipado — restringe-se, portanto, aos estabelecimentos cujo enquadramento permanece efetivamente controvertido.

Dessa forma, embora correta a orientação jurídica de que o RAT deve ser apurado por estabelecimento individualizado por CNPJ, não era possível julgar antecipadamente procedente o pedido, quanto às unidades controvertidas, sem a adequada instrução probatória sobre o enquadramento concreto das unidades discutidas.

Assim, a sentença deve ser parcialmente anulada, no capítulo relativo aos estabelecimentos cujo enquadramento permanece controvertido, com retorno dos autos à origem para regular instrução, observada a moldura jurídica acima fixada, inclusive com produção de prova pericial, se necessária, a fim de apurar a atividade preponderante dessas unidades no período controvertido e, somente então, verificar eventual recolhimento a maior da contribuição ao RAT a elas referente.

Mantida em parte a procedência, subsiste a sucumbência da União; todavia, porque a fixação dos honorários pressupõe o conhecimento da integralidade do proveito econômico — que somente se definirá após o julgamento do capítulo ora anulado —, sua definição fica diferida para o desfecho da causa, restando prejudicado, neste momento, o exame do recurso quanto ao ponto. A compensação observará a legislação de regência em fase própria.

Ante o exposto, voto no sentido de REJEITAR a preliminar de não conhecimento da apelação e, afastada a nulidade por ausência de fundamentação mas reconhecido o julgamento antecipado indevido (art. 355 do CPC), DAR PARCIAL PROVIMENTO à apelação da União e à remessa necessária para: (a) MANTER a procedência quanto aos estabelecimentos cuja atividade preponderante não foi especificamente impugnada, cujos valores serão apurados em liquidação; e (b) ANULAR a sentença quanto aos estabelecimentos de enquadramento controvertido, com retorno dos autos à origem para regular instrução, inclusive mediante prova pericial se necessária, observado o critério fixado na fundamentação (RAT aferido por estabelecimento/CNPJ, segundo a atividade efetivamente preponderante, descabida a atração por complementaridade), diferida a fixação dos honorários.



Documento eletrônico assinado por HELENA ELIAS PINTO, Juíza Federal Convocada, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006 e Resolução TRF 2ª Região nº 17, de 26 de março de 2018. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc.trf2.jus.br, mediante o preenchimento do código verificador 20002837232v7 e do código CRC fc7c39bf.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): HELENA ELIAS PINTO
Data e Hora: 01/06/2026, às 01:37:57

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 09/10/2026 10:41:17.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Documento:20002908966
Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO

Apelação/Remessa Necessária Nº 5115279-42.2021.4.02.5101/RJ

RELATORA: Juíza Federal HELENA ELIAS PINTO

VOTO-VISTA

1. Trata-se de pedido de vista para análise dos autos de Apelação interposta pela União e de Remessa Necessária em face da sentença que julgou parcialmente procedente o pedido de restituição de valores pagos a título de contribuição por Riscos Ambientais do Trabalho (RAT) pela Globo Comunicação e Participações S/A.

2. A empresa autora sustenta que, embora tenha recolhido a contribuição pela alíquota máxima de 3% para todos os seus estabelecimentos, faria jus a alíquotas menores (1% ou 2%) em diversas unidades, dependendo da atividade ali exercida.

3. Na origem, o magistrado indeferiu a produção de prova pericial e proferiu sentença reconhecendo o direito à restituição, sob o fundamento de que a autora possui múltiplos CNPJs com atividades distintas. Contudo, remeteu a apuração técnica do enquadramento e a quantificação dos valores para a fase de liquidação de sentença.

4. A eminente Relatora, em seu voto condutor constante no Evento 36, manifestou-se pelo provimento do recurso da União e da remessa necessária. O fundamento central do voto da Relatora é a nulidade da sentença, uma vez que o juízo de primeiro grau decidiu sobre a existência do direito sem a devida instrução probatória técnica, inviabilizando a verificação do acerto ou erro do enquadramento fiscal realizado pela Receita Federal.

5. Após detida análise dos autos e do voto que me precedeu, passo a proferir meu voto vista.

6. A contribuição para o financiamento dos benefícios concedidos em razão do grau de incidência de incapacidade laborativa decorrente dos riscos ambientais do trabalho (RAT) é regulada pela Lei nº 8.212/1991. O artigo 22 dessa lei estabelece alíquotas variáveis conforme o grau de risco da atividade econômica.

7. O Regulamento da Previdência Social, no artigo 202 do Decreto nº 3.048/1999, define que a alíquota deve ser apurada por estabelecimento, considerando-se "atividade preponderante" aquela que ocupa o maior número de segurados empregados e trabalhadores avulsos em cada unidade.

8. A controvérsia entre a empresa e o Fisco reside justamente na classificação dessa atividade preponderante. Enquanto a Receita Federal enquadra os estúdios e redações da autora como "Televisão Aberta" (risco grave), a empresa defende enquadramentos diversos, como produção cinematográfica ou edição de jornais. Essa definição não é meramente uma escolha de nomes, mas uma aferição técnica da realidade de trabalho de cada unidade da empresa.

9. Ao julgar o pedido procedente sem realizar a regular instrução, o juízo de primeiro grau reconheceu como verdadeira a tese da autora sem que houvesse prova documental ou técnica suficiente para tanto. O princípio do devido processo legal e o direito à ampla defesa, assegurados pela Constituição, exigem que a parte ré (União) tenha a oportunidade de confrontar as alegações da autora com base em fatos provados. O artigo 373, inciso I, do Código de Processo Civil, impõe ao autor o dever de provar os fatos que criam o seu direito. 

10. Além disso, a sentença que remete a prova do erro no enquadramento para a liquidação acaba por ser uma sentença condicional, o que é vedado pelo ordenamento jurídico. A liquidação serve para definir o valor devido (o "quanto") e não para decidir se o direito existe (o "se"). Se a prova do erro no enquadramento só será feita no futuro, o direito à restituição ainda não está comprovado no momento da sentença.

11. A completa e regular instrução probatória, inclusive por meio da realização de prova pericial, é indispensável para se avaliar se o pessoal alocado em um centro de produção ou redação exerce atividades que, pelas normas da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), vinculam-se ou não à atividade principal de televisão. Sem essa análise, o julgamento padece de cerceamento de defesa e falta de suporte fático.

Ante o exposto, voto no sentido de ACOMPANHAR A RELATORA para DAR PROVIMENTO à Apelação da União e à Remessa Necessária para anular parcialmente a r. sentença quanto aos estabelecimentos controvertidos (atividades auxiliares e de produção de conteúdo, como as desenvolvidas no PROJAC e na edição de telejornais), determinando-se o retorno dos autos ao juízo de origem para regular instrução probatória, inclusive mediante realização de prova pericial técnica, nos termos da fundamentação.



Documento eletrônico assinado por CARMEN SILVIA LIMA DE ARRUDA, Desembargadora Federal, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006 e Resolução TRF 2ª Região nº 17, de 26 de março de 2018. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc.trf2.jus.br, mediante o preenchimento do código verificador 20002908966v4 e do código CRC 13f228e5.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): CARMEN SILVIA LIMA DE ARRUDA
Data e Hora: 04/08/2026, às 12:31:41

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 09/10/2026 10:41:17.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Documento:20002837233
Poder Judiciário
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO

Apelação/Remessa Necessária Nº 5115279-42.2021.4.02.5101/RJ

RELATORA: Juíza Federal HELENA ELIAS PINTO

EMENTA

DIREITO TRIBUTÁRIO E PROCESSUAL CIVIL. APELAÇÃO E REMESSA NECESSÁRIA. CONTRIBUIÇÃO AO RAT/SAT. ENQUADRAMENTO POR ESTABELECIMENTO. ATIVIDADE PREPONDERANTE. CNAE. SÚMULA 351 DO STJ. REPETIÇÃO DE INDÉBITO. JULGAMENTO ANTECIPADO INDEVIDO QUANTO A ESTABELECIMENTOS DE ENQUADRAMENTO CONTROVERTIDO. ANULAÇÃO PARCIAL DA SENTENÇA. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS DIFERIDOS. RECURSO E REMESSA NECESSÁRIA PARCIALMENTE PROVIDOS.

I. CASO EM EXAME

1. Apelação interposta pela União Federal contra sentença que a condenou a restituir valores recolhidos a maior a título de contribuição ao Risco Ambiental do Trabalho (RAT), no período de junho de 2020 a julho de 2021, com correção pela taxa SELIC, em razão do enquadramento de todos os estabelecimentos da autora na alíquota máxima de 3%.

II. QUESTÃO EM DISCUSSÃO

2. Há quatro questões em discussão: (i) definir se a sentença é nula por ausência de fundamentação; (ii) examinar a preliminar de não conhecimento da apelação por ausência de dialeticidade recursal; (iii) estabelecer se o enquadramento da alíquota do RAT deve considerar a atividade preponderante de cada estabelecimento individualizado por CNPJ ou a atividade principal da empresa; (iv) verificar se era possível o julgamento antecipado da lide quanto aos estabelecimentos cujo enquadramento permaneceu controvertido.

III. RAZÕES DE DECIDIR

3. A sentença apresenta fundamentação suficiente ao explicitar que o enquadramento uniforme na alíquota máxima contraria a sistemática legal de apuração por estabelecimento, afastando a alegada nulidade por ausência de fundamentação.
4. As razões recursais permitem a compreensão da controvérsia, afastando a alegação de não conhecimento da apelação por ausência de dialeticidade.
5. A legislação previdenciária estabelece que a alíquota do RAT deve ser definida conforme a atividade preponderante de cada estabelecimento, considerada aquela que concentra o maior número de empregados e trabalhadores avulsos.
6. A jurisprudência do STJ, consolidada na Súmula 351, determina que o enquadramento do SAT/RAT deve observar o grau de risco de cada estabelecimento individualizado por CNPJ.
7. A utilização da atividade econômica principal da empresa como parâmetro único desconsidera o critério legal de apuração por estabelecimento e a atividade efetivamente preponderante desempenhada pelos segurados em cada unidade.
8. Estabelecimentos com atividades específicas, como produção audiovisual ou edição de conteúdo, não devem ser automaticamente enquadrados pela atividade de radiodifusão, por simples critério de complementaridade, devendo ser examinada a atividade efetivamente preponderante em cada estabelecimento.
9. É devida a repetição do indébito quando comprovado o recolhimento pela alíquota superior àquela correspondente à atividade preponderante do estabelecimento.
10. O recolhimento da contribuição ao RAT pela alíquota de 3% para todos os estabelecimentos indica a possibilidade de recolhimento a maior, mas não comprova, por si só, o pagamento indevido em relação a cada unidade.
11. A definição da atividade preponderante de cada estabelecimento e da alíquota aplicável integra o próprio mérito da pretensão repetitória, não podendo ser integralmente transferida para a fase de liquidação.
12. Quanto aos estabelecimentos cuja atividade preponderante não foi especificamente impugnada pela Fazenda Nacional, mantém-se a procedência, com apuração dos valores em liquidação.
13. Quanto aos estabelecimentos cujo enquadramento permanece controvertido, impõe-se a anulação parcial da sentença, por julgamento antecipado indevido, com retorno dos autos à origem para regular instrução, inclusive mediante prova pericial, se necessária.
14. A fixação dos honorários advocatícios deve ser diferida para o desfecho da causa, diante da necessidade de definição da integralidade do proveito econômico após o julgamento do capítulo anulado.

IV. DISPOSITIVO E TESE

15. Apelação e remessa necessária parcialmente providas.

Tese de julgamento: 1. A alíquota da contribuição ao RAT deve ser aferida com base na atividade preponderante de cada estabelecimento individualizado por CNPJ. 2. É ilegal o enquadramento uniforme de todos os estabelecimentos de uma empresa com base na sua atividade econômica principal. 3. A repetição de indébito é devida quando comprovado o recolhimento a maior em desacordo com o grau de risco da atividade efetivamente exercida. 4. O julgamento antecipado é indevido quando a procedência do pedido depende da definição da atividade preponderante de estabelecimentos cujo enquadramento permanece controvertido. 5. A fixação dos honorários advocatícios deve ser diferida quando a extensão do proveito econômico depender do julgamento de capítulo da sentença anulado para reabertura da instrução.


Dispositivos relevantes citados: CF/1988, art. 93, IX; CPC, art. 489, § 1º; CPC, art. 355; CPC, art. 85; Lei nº 8.212/91, art. 22, II; Decreto nº 3.048/99, art. 202, § 3º.

Jurisprudência relevante citada: STJ, Súmula 351; STJ, Tema 1.076.

ACÓRDÃO

Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, a Egrégia 4ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região decidiu, por unanimidade, REJEITAR a preliminar de não conhecimento da apelação e DAR PARCIAL PROVIMENTO à apelação da União e à remessa necessária, nos termos do relatório, votos e notas de julgamento que ficam fazendo parte integrante do presente julgado.

Rio de Janeiro, 05 de agosto de 2026.



Documento eletrônico assinado por CLAUDIA FRANCO CORREA, Desembargadora Federal, na forma do artigo 1º, inciso III, da Lei 11.419, de 19 de dezembro de 2006 e Resolução TRF 2ª Região nº 17, de 26 de março de 2018. A conferência da autenticidade do documento está disponível no endereço eletrônico https://eproc.trf2.jus.br, mediante o preenchimento do código verificador 20002837233v7 e do código CRC 04232b03.

Informações adicionais da assinatura:
Signatário (a): CLAUDIA FRANCO CORREA
Data e Hora: 13/08/2026, às 13:48:19

 


 



Conferência de autenticidade emitida em 09/10/2026 10:41:17.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Extrato de Ata
Poder Judiciário
Tribunal Regional Federal da 2ª Região

EXTRATO DE ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DE 03/06/2026

Apelação/Remessa Necessária Nº 5115279-42.2021.4.02.5101/RJ

RELATORA: Juíza Federal HELENA ELIAS PINTO

PRESIDENTE: Desembargador Federal LUIZ ANTONIO SOARES

PROCURADOR(A): GISELE ELIAS DE LIMA PORTO LEITE

PREFERÊNCIA: FELLIPE CIANCA FORTES por GLOBO COMUNICACAO E PARTICIPACOES S/A

Certifico que este processo foi incluído na Pauta da Sessão Ordinária do dia 03/06/2026, na sequência 46, disponibilizada no DE de 22/05/2026.

Certifico que a 4ª TURMA ESPECIALIZADA, ao apreciar os autos do processo em epígrafe, proferiu a seguinte decisão:

APÓS O VOTO DA JUÍZA FEDERAL HELENA ELIAS PINTO NO SENTIDO DE REJEITAR A PRELIMINAR DE NÃO CONHECIMENTO DA APELAÇÃO E DAR PARCIAL PROVIMENTO À APELAÇÃO DA UNIÃO E À REMESSA NECESSÁRIA, PEDIU VISTA A DESEMBARGADORA FEDERAL CARMEN SILVIA LIMA DE ARRUDA. AGUARDA O DESEMBARGADOR FEDERAL LUIZ ANTONIO SOARES.

Votante: Juíza Federal HELENA ELIAS PINTO

Pedido Vista: Desembargadora Federal CARMEN SILVIA LIMA DE ARRUDA

EDILTON LOPES SOARES

Secretário



Conferência de autenticidade emitida em 09/10/2026 10:41:17.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas

Extrato de Ata
Poder Judiciário
Tribunal Regional Federal da 2ª Região

EXTRATO DE ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DE 05/08/2026

Apelação/Remessa Necessária Nº 5115279-42.2021.4.02.5101/RJ

RELATORA: Juíza Federal HELENA ELIAS PINTO

PRESIDENTE: Desembargador Federal LUIZ ANTONIO SOARES

PROCURADOR(A): GISELE ELIAS DE LIMA PORTO LEITE

PREFERÊNCIA: FELLIPE CIANCA FORTES por GLOBO COMUNICACAO E PARTICIPACOES S/A

Certifico que este processo foi incluído na Pauta da Sessão Ordinária do dia 05/08/2026, na sequência 23, disponibilizada no DE de 16/07/2026.

Certifico que a 4ª TURMA ESPECIALIZADA, ao apreciar os autos do processo em epígrafe, proferiu a seguinte decisão:

PROSSEGUINDO NO JULGAMENTO, APÓS O VOTO-VISTA DA DESEMBARGADORA FEDERAL CARMEN SILVIA LIMA DE ARRUDA ACOMPANHANDO A RELATORA, A 4ª TURMA ESPECIALIZADA DECIDIU, POR UNANIMIDADE, REJEITAR A PRELIMINAR DE NÃO CONHECIMENTO DA APELAÇÃO E DAR PARCIAL PROVIMENTO À APELAÇÃO DA UNIÃO E À REMESSA NECESSÁRIA. LAVRARÁ O ACORDÃO A DESEMBARGADORA FEDERAL CLAUDIA FRANCO CORREA.

RELATORA DO ACÓRDÃO: Desembargadora Federal CLAUDIA FRANCO CORREA

VOTANTE: Desembargadora Federal CARMEN SILVIA LIMA DE ARRUDA

Votante: Desembargador Federal LUIZ ANTONIO SOARES

MARCIO ANDRE MIRANDA

Secretário



Conferência de autenticidade emitida em 09/10/2026 10:41:17.


Identificações de pessoas físicas foram ocultadas